Transferência de Veículos

Transferência de Veículos

 

Transferência de veículo? Deixe a burocracia por nossa conta.

Muitos motoristas têm várias dúvidas sobre como realizar a transferência de propriedade de veículos. Isso acontece porque os trâmites burocráticos junto às autoridades de trânsito normalmente se confundem na cabeça de quem compra ou vende um Veículos. Em muitos casos, todo o processo acaba se tornando uma dor de cabeça.

É por isso que a Adel Veículos criou um departamento exclusivo para orientar a todos sobre todas as etapas que envolvem a transferência de propriedade de veículos. No DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO da Adel você pode tirar dúvida sobre prazos, taxas de transferências, agendamento de vistoria, e muito mais. 

Fale direto com o nosso setor de Documentação: (32) 3250 9907 / (32) 3250 9919

 

Dúvidas Frequentes

Comprei um carro na Adel, preciso pagar pelo serviço de transferência?
Sim, toda a assessoria para a realização da transferência de veículo é feita  para você que está comprando um carro na Adel Veículos. O valor pela prestação de serviço é de R$ 280,00.

Qual o tempo máximo para transferir um veículo?
Após o recibo datado, o comprador tem um prazo máximo de 30 dias para completar o processo de transferência do veículo. Se esse prazo estipulado não for cumprido, paga-se uma multa com classificação grave, somando, ainda, cinco pontos na CNH do comprador. Por isso, não perca o prazo!

Preciso de vistoria para transferir meu carro?
Sim, é necessário levar o seu carro para a vistoria. Este processo pode ser feito por você mesmo ou por nosso setor de documentação que fará o agendamento de data e horário para a vistoria.

Mesmo agendando a vistoria, o meu atendimento pode demorar? Qual é o tempo médio de espera?
Depende do fluxo de veículos agendado para aquele dia. Em Juiz de Fora o tempo médio de espera é de 30 a 45 minutos.

Veículo com multas e dívidas de impostos: como realizar a transferência?
Em casos onde o veículo tem dívidas referentes a multas ou taxas, todos os valores precisam ser pagos antes da realização da transferência. Já que o Detran pesquisa os débitos do veículo e obriga o pagamento para que o processo seja concluído.

Como transferir documentos do carro financiado ou em leasing?
Leasing é uma modalidade de financiamento na qual a pessoa tem a posse do veículo e pode usá-lo pagando uma parcela por mês, entretanto, o carro fica em nome do banco, não sendo possível repassá-lo para terceiros. Após o período de pagamento, o dono tem a escolha de ficar com o carro fazendo a trasnferência para si ou para  terceiro dentro do prazo de 30 dias.

Por isso a transferência exige que seja assinado pelo vendedor e reconhecido firma em cartório um distrato de leasing. Nessa carta, o proprietário oficializa a desistência da compra ou repasse do bem para um terceiro.

Já no documento de um carro financiado, independente de modalidade (exceto o leasing), deve-se constar no CRV a observação de que o veículo está alienado.

Como transferir um veículo de outra cidade ou estado?
Quando mudamos de estado é necessário atualizar diversos documentos e não é diferente para o documento do carro. Nesse caso, será necessário realizar a emissão de um novo CRV. Para isso são necessários os seguintes documentos:

  • CRV (original)
  • CRLV
  • Comprovante de pagamento de débitos (impostos, encargos ou multas em aberto, caso existam)
  • Esse processo se procede como transferência podendo ser transferido para terceiros ou feito alterações de dados. O custo é de uma transferência comum.


Porque é importante fazer comunicação de venda?
O comunicado de venda é um recurso disponibilizado pelo Detran a todos os cidadãos que venderam um veículo que era de sua propriedade.

O comunicado garante ao antigo proprietário o resguardo de multas ou débitos adquiridos pelo comprador, se ele não completar a transferência, deixando o veículo em nome do antigo dono.

Esse comunicado é feito através de preenchimento de fomulário junto ao Detran, tendo em anexo cópia do recibo, datado, preenchido e com as firmas reconhecidas.

Caso prefira, o nosso setor de documentação também faz este comunicado para você. (32) 3250-9907 / 9919

 

Como fazer comunicado de venda

Para comunicar ao Detran sobre a venda do seu veículo, basta entregar uma cópia autenticada (frente e verso) do Certificado de Registro do Veículo, devidamente preenchida, assinada e datada, com as firmas do comprador e vendedor, reconhecidas em cartório. Além disso, é necessária a apresentação de carteira de identidade e CPF.

No caso de pessoa jurídica, além dos documentos solicitados acima, será necessário que o representante apresente o cartão de CNPJ, contrato social atualizado e documento de quem assina no contrato social.

Após o comunicado de venda, o órgão atualiza a Base Nacional do Sistema Renavam, que garante ao antigo proprietário a isenção de eventuais infrações e reincidências cometidas como veículo.

 

Imprimir orientações e lista de documentos necessários para a transferência

 

Resumo a transferência de propriedade do veículo

  • É sempre importante fazer o comunicado de venda, isso ajuda a evitar problemas de multas no caso do novo proprietário não completar a transferência;
  • Após a assinatura do documento de transferência, o novo dono tem 30 dias para estar com a posse dos novos CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos);
  • Veículos transferidos que ainda não têm placas no padrão atual (refletiva) precisa efetuar a troca, um valor é cobrado separadamente por esse serviço;
  •  Os comprovantes de residência precisam estar em nome do proprietário, sendo válidos aqueles com menos de três meses de expedição;
  •  Sempre tome cuidados nos casos de dupla transferência, já que o ato implica em multa por ter ultrapassado os 30 dias regulamentares para se efetuar a primeira transferência;
  •  O único caso no qual o documento do carro não está em nome do dono acontece quando o veículo é financiado por leasing. O carro fica no nome da financiadora;
  •  A transferência não é liberada pelo Detran enquanto o veículo tiver dívidas de multas ou impostos;
  •  O site do Detran permite a consulta aos débitos do carro por meio do número do Renavam. Verifique os dados antes de efetuar o processo;
  •  Em casos de o veículo adquirido estar em nome de uma pessoa falecida, o herdeiro deve apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando existir inventário) ou Alvará Judicial (quando não houver inventário).

  

Documentos necessários para transferência

  • Recibo de compra e venda (CRV) com assinaturas reconhecidas em cartório;
  • Comprovante de endereço, identidade, CPF e/ou habilitação do comprador;
  • Fique atento a multas, ao seguro DPVAT e ao IPVA do veículo — todas essas obrigações devem estar em dia.

 

Como consultar a situação do veículo

Antes de realizar a compra, é muito importante verificar a documentação do veículo para evitar qualquer dor de cabeça no futuro. Mas você sabe como fazer isso?

No site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é possível ter acesso a alguns indicadores de situação do veículo. Entre eles, se há alguma restrição; se existe ocorrência de roubo ou furto ativa; e se existem multas, restrição judicial ou comunicação de venda.

Para ter acesso a essas informações, basta clicar no item “consulta veículo” do menu “certificado veículo”. Mas para fazer a consulta, são necessários o código do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o número do CPF/CNPJ do proprietário do veículo.

Você ainda pode obter informações sobre a documentação do veículo acessando o site do Departamento de Trânsito (Detran) do estado em que o veículo está registrado e licenciado. Antes de iniciar a sua pesquisa, verifique na placa do veículo a qual município e estado ele está vinculado. 

Caso precise, o nosso departamento de documentação também pode fazer esta consulta para você.