Setor de Documentação engrena e oferece cursos
17 mai

Setor de Documentação engrena e oferece cursos

Procedimentos recém-adotados organizaram os processos de transferência de veículos e setor promove curso sobre o assunto na Universidade Corporativa (UC) da Adel

 

Foto

 

A compra de um veículo é um momento de muito entusiasmo. Porém, logo após a escolha começa o processo, um tanto quanto burocrático, de passar o veículo para o nome do novo proprietário. Muitos clientes de primeira viagem não conhecem os procedimentos e a maioria dos motoristas veteranos também não. Em linhas gerais, todos possuem dúvidas e questionam os vendedores desde o primeiro contato sobre o assunto.

Na Adel, todo e qualquer assunto referente à transferência de veículos é tratado no Setor de Documentação pela Sheila Fernandes, responsável e especialista na área. É este o setor que cuida de todas as transferências dos veículos da empresa. Anteriormente, o trabalho era terceirizado por despachantes.

O trabalho de se realizar tudo internamente é um projeto que já passou pela fase de experiência em 2017 e agora está a todo vapor. Iniciado em abril de 2017, as estatísticas internas indicam aumento de produtividade a cada mês. "A transferência ficou muito mais ágil e o cliente ficou muito mais satisfeito", explica Sheila.

Acompanhando este processo a empresa também enxergou a oportunidade de sanar dúvidas e questionamentos para a equipe de vendas sobre como funciona o processo de transferência de veículos. Então veio a ideia de se fazer um curso para esclarecer as dúvidas dos vendedores. Uma vez capacitados o atendimento seria feito com mais qualidade orientando o cliente da forma correta.

O curso já aconteceu e agora uma nova etapa será iniciada. No primeiro encontro, Sheila deu dicas aos vendedores de como devem orientar os clientes sobre o assunto, explicou sobre o processo de transferência, quanto tempo demora, prazo de vencimento de recibos, esclarecimentos sobre leasing, vistoria, dentre outros.

Sheila comentou sobre esta fase de experiência e os resultados do curso. “Antes, ao mandar para o despachante, tudo era muito demorado. Eles atendem outras pessoas e empresas e isso causava demora. Internamente é mais rápido e 100% confiável. Os vendedores já estão compreendendo e temos alcançado bons resultados”.

O próximo encontro do curso está marcado para a primeira semana de agosto.

 

SUGESTÃO DE BOX

A “Transferência de Propriedade de Veículo” é necessária para a atualização do cadastro na base de dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN/MG) e no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), que é um grande banco de dados com todos os registros do veículo desde a sua fabricação. Nesse banco de dados vão constar todas as alterações registradas como troca de propriedade, mudança de estado, características gerais, até o momento em que o veículo sair de circulação.