CNH digital já pode ser usada em todos os estados brasileiros
17 mai

CNH digital já pode ser usada em todos os estados brasileiros

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já pode enfim ser usada em todo o país.

Cerca de 110 mil motoristas já fizeram a CNH digital, de acordo com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A maioria deles está no Rio Grande do Sul, em Goiás e São Paulo. Somados, esses três estados contam com 63 mil documentos emitidos.

Aplicativo CNH-e

Para criar a CNH digital, é preciso ter o aplicativo para Android ou iOS. Ela é opcional e, na maioria dos estados, pode ser obtida sem custo adicional. No entanto, se seu documento não tiver o QR Code no verso, você precisará solicitar uma segunda via.

Depois disso, você precisará comparecer a um posto do Detran para indicar e-mail e telefone (se tiver certificado digital, pode fazer o cadastro pelo próprio celular). Essas informações são confrontadas com o cadastro feito no site do Denatran.

Por fim, abra o aplicativo e use a senha de acesso do Denatran e o código de ativação enviado para seu e-mail. O app solicitará uma senha de quatro dígitos, que será usada sempre que você acessar a CNH digital. O documento ficará disponível mesmo que você esteja sem internet.