Crianças x Limpeza interna do carro – Qual é o melhor caminho?
17 mai

Crianças x Limpeza interna do carro – Qual é o melhor caminho?

Quem tem filhos sabe que o carro é quase a extensão da sala de brinquedos. São as cadeirinhas, mamadeira, roupas, chupeta e outros itens jogados pelo carro. Sem contar que eles adoram ficar de pé nos bancos e, quase sempre, estão com os tênis sujos depois de passar horas brincando na pracinha.

Mas o que fazer para manter o interior do carro limpo e organizado?

Sabemos que isso faz parte do processo de crescimento das crianças. O importante é fazer com que eles se divirtam também na hora de limpar, e que manter o carro organizado se torne um hábito saudável, tanto do motorista quanto dos passageiros. Para te ajudar a ensinar as crianças a limpar e serem organizadas dentro do carro, separamos 8 dicas para manter a conservada a limpeza do seu veículo.

 

 

 

 

1) Use removedor de manchas

O que mais acontece quando você está comendo dentro do veículo é cair alimentos nos estofados e no carpete. Isso causa manchas que podem não sair mais. Porém, se a cada incidente você usar removedores de mancha, o estofado estará sempre com o aspecto impecável de carro novo.

2) Bancos em couro

Essa é uma saída interessante para manter os estofados limpos quando usamos os carros com as crianças. Facilmente a sujeira pode ser removida e quando eles pisam com o sapato, não causam muitos estragos. Mas é importante que a cada semana o carro passe por um boa lavagem e higienização interna. Use produtos específicos para manter o brilho e o cheiro do couro sempre ativos. Se você tiver cachorros, evite que eles fiquem soltos nos bancos, pois as unhas podem causar danos no banco em couro.

3) Animais de estimação

Como já falamos, os animais de estimação são os melhores amigos dos adultos e das crianças. Mas juntar um animal de estimação com uma criança pode ser uma combinação perigosa para o estofamento e o acabamento interno das portas do seu veículo.

Tente usar cadeiras apropriadas para o transporte do seu pet, assim eles não irão soltar pelos e nem vão circular pelo estofado do carro causando danos. Assim como a sujeira por alimentos das crianças, remova os pelos e restos de comida deixadas pelo animal. Evitar dar água e tratar do seu bichinho enquanto ele estiver dentro do carro.

4) Portas

As crianças precisam ser constantemente monitoradas durante o período que estão dentro do veículo. A curiosidade delas pode colocar elas e os demais em risco. Evite deixar seu filho fora da cadeirinha. Quando eles forem maiores, use sempre os assentos da parte de trás. Isso oferece menos risco para a criança.

Quando alimentos ou tintas forem passadas nas portas e vidros, faça a limpeza o mais rápido possível. Evite que as crianças tenham acesso a canetas que possam riscar o acabamento e teto do veículo. Nas limpezas semanais não esqueça de ativar a proteção das portas para as crianças não abrirem enquanto o veículo está me movimento.

5) Cadeirinhas

A cadeirinha das crianças é um item obrigatório para menores de 5 anos. Portanto, você precisa utiliza-la com frequência. Não esqueça de semanalmente fazer uma limpeza nesse acessório. Aspire para tirar poeira e resto de alimentos. Não esqueça de higienizar para evitar odores indesejáveis.

6) Acumular lixo é um problema

Quando nós temos crianças em casa, sabemos o quanto o tempo fica mais curto. Elas demandam muita atenção e cuidado. O veículo na garagem, por mais que seja o mais importante meio de locomoção, acaba ficando esquecido.

 

Por isso é preciso criar uma rotina de limpeza para o carro, para que ele não se torne um depósito de lixo acumulado. Semanalmente aspire e higienize o veículo internamente. Sujeiras devem ser retiradas sempre com a maior pressa possível, para que não se tornem manchas no estofado e carpete do carro.

Não importa se o seu carro é um veículo antigo ou aquele carrão zero quilômetro dos sonhos, o cuidado com a limpeza é fundamental para conservar o veículo. Com hábitos saudáveis, as crianças, os jovens e os adultos saem ganhando com o carro sempre cheirando novo.

 

7) O carro é a extensão do armário?

Evite que isso se torne uma cultura na sua casa. Mantenha dentro do carro apenas os itens essenciais para sua utilização. Seja organizado e mantenha o porta-malas sempre livre.

Deixar roupas e sapatos dentro do carro por longos períodos contribuem para o mau odor, além de se tornar um péssimo hábito. As crianças aprendem o que ensinamos para elas. Se o carro for um caos, desorganizado e sujo, elas nunca aprenderão a dar o devido valor para o veículo.

8) Cultive Hábitos de organização e limpeza

Crie nas crianças a cultura da lavagem do veículo. Faça com que isso seja um passeio ou uma rotina dos sábados de sol em família. Quando a tarefa é feita com alegria, ela se torna uma diversão, e não um trabalho.

Com crianças pequenas, evite espalhar alimentos ou líquidos pelo veículo. O forte odor pode causar alergias nas crianças e, um passeio de carro pode se tornar uma péssima ideia para os baixinhos.

 

Gostou das nossas dicas?  Mesmo com crianças na família, a rotina da higienização do veículo deve ser seguida à risca. Compartilhe esse post com os seus amigos para que todos saibam um pouco mais sobre como cuidar do carro, mesmo com crianças em casa.