Revisão de férias: confira o que não pode faltar no check-up do seu carro
7 dez

Revisão de férias: confira o que não pode faltar no check-up do seu carro

A chegada das férias de fim de ano significa que é hora de fazer as malas e viajar – seja para visitar a família ou usar os dias de descanso para conhecer um novo lugar. Se a viagem vai ser feita de carro, a segurança de todos os passageiros precisa ser uma prioridade.

A revisão de férias serve para garantir a proteção dos viajantes, checando a saúde do veículo para um passeio tranquilo e sem surpresas. A avaliação vai checar se alguma área precisa de manutenção ou se há necessidade de troca de peças.

Além disso, esse processo ajuda na economia, já que resolver um problema de última hora pode custar muito mais do que uma revisão.

Confira a lista abaixo para saber o que não pode faltar no check-up do seu veículo neste fim de ano:

Freios e pneus

Talvez os itens mais importantes da revisão, garantir que os freios do carro estão em bom estado de conservação oferece a você tranquilidade na hora de dirigir. Para isso, componentes como discos e pastilhas precisam ser revisados.

A observação dos pneus também é muito importante: checar se eles não estão desgastados, com bolhas ou qualquer tipo de dano. Vale lembrar que essa checagem também precisa ser feita no estepe, para evitar surpresas ruins na estrada. 

Fluídos

O bom funcionamento dos freios, assim como de áreas como embreagem e direção hidráulica, depende também do estado dos fluídos que auxiliam no processo. Essa revisão inclui checar vazamentos e confirmar se está na época de troca de óleo.

Suspensão

Os componentes da suspensão, como molas e amortecedores, são o que garantem o alinhamento e o balanceamento, ou seja, a estabilidade do veículo. Revisar esse setor significa buscar por possíveis vazamentos ou peças emperradas.

Sistema elétrico

O sistema elétrico inclui lanternas, faróis, setas e pisca-alerta do veículo. É imprescindível, para sua segurança e de outros veículos na estrada, que tudo esteja funcionando da forma correta. 

Equipamentos de segurança

No caso de um acidente ou qualquer outra emergência na estrada, equipamentos como triângulo, macaco hidráulico e chave de roda precisam estar no seu porta-malas.

Além de confirmar que você tem todos os objetos, também é importante checar o estado deles: se não estão enferrujados, quebrados ou emperrados e se funcionam bem com as peças do seu carro. 

A principal orientação é agendar uma revisão de férias em uma oficina mecânica de sua confiança. Além do essencial, os profissionais saberão o que mais precisa ser revisado no seu veículo. 

Vale ressaltar a importância de fazer esse agendamento com antecedência! É uma época agitada nas oficinas, por isso garantir o seu horário pode evitar correrias nas vésperas da viagem. Além disso, a revisão e a manutenção não devem ser feitas às pressas. 

Depois do check-up e da certeza de que está tudo certo, é só colocar as malas no carro e cair na estrada!

 

A Adel Veículos ajuda você a garantir a segurança no volante. Para autopeças da melhor qualidade, visite nossa nova loja no Bairro Francisco Bernardino!

Acompanhe-nos nas redes sociais para mais dicas e informações.