É notícia: conheça os possíveis benefícios para quem não tem multa na CNH
17 out

É notícia: conheça os possíveis benefícios para quem não tem multa na CNH

Em setembro, no dia 22, o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) entrou em vigor. Também conhecido como “Cadastro Positivo de Condutores”, seu objetivo é oferecer benefícios aos motoristas sem infrações e multas de trânsito registradas na CNH nos últimos 12 meses. Na prática, as vantagens disponíveis são como recompensas pela boa conduta nas estradas brasileiras.

O direito aos benefícios é concedido pelo Governo Federal e foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, o SERPRO. O monitoramento dos veículos será realizado por um banco de dados que reúne o registro de todos os condutores que não possuem autuações, sempre seguindo o período de um ano.

Quais serão os benefícios disponíveis para CNH sem multa?

Os benefícios do RNPC poderão ser concedidos por órgãos públicos e também por empresas privadas, com a base do Ministério da Infraestrutura. E há uma série de vantagens que podem ser contempladas de acordo com a escolha de cada instituição que faça a adesão do Cadastro Positivo de Condutores.

Veja alguns exemplos:

·        Ofertas de cashback;

·        Descontos em pedágios;

·        Descontos em taxas, como do IPVA e de licenciamentos;

·        Descontos em estacionamentos;

·        Condições especiais de locação ou contratação de seguros.

Como aproveitar a novidade?

Mesmo sendo válido desde o dia 22 de setembro, o RNPC será ativado a partir do dia 13 de outubro. Nesta data, as campanhas e as ações públicas e privadas poderão começar a rodar por todo o país. É esperado que as empresas divulguem os benefícios como forma de agregar seus serviços, atraindo os condutores.

Para participar como condutor, será preciso solicitar autorização no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito. As empresas que desejem participar podem, inclusive, acessar o portal e realizar um cadastro com a proposta de benefícios. Aquelas que forem aprovadas contarão com o selo “Parceiro do Bom Condutor”.

Para acompanhar mais notícias e conferir dicas e novidades sobre o universo dos veículos, continue em nosso blog!