Dicas para manter uma organização financeira
19 out

Dicas para manter uma organização financeira

 

Dicas para manter uma organização financeira

Manter as contas em dia é essencial para ter uma vida financeira em ordem. Pagar altas taxas de juros ou ter o nome negativado no Serviço de Proteção ao Crédito – SPC – pode ser uma dor de cabeça enorme e, para evitar que isso aconteça, é preciso manter uma organização.

Mas como organizar as contas? Um planejamento financeiro requer economia, e conhecimento sobre seus gastos. Para descobrir como evitar as bolas de neve, manter suas contas rigorosamente em dia e ainda ter dinheiro para aproveitar, preparamos 5 dicas. Confira!

Avalie seus ganhos e seus gastos

Compare seus ganhos e seus gastos para conseguir uma noção maior de sua realidade financeira. Caso sobre dinheiro, é um bom sinal. Mas, se você está no vermelho, pode-se concluir que suas finanças estão desorganizadas e existe um gasto maior que os ganhos.

Priorize as contas

Só inclua novos gastos depois que tudo estiver pago. O melhor a se fazer é quitar logo as contas do mês ao receber o seu pagamento e começar a utilizar o restante depois, fugindo dos riscos de juros e multas. Ao fazer as contas, você irá perceber que o melhor é pagar tudo antes de pensar em adicionar novos gastos.

Defina um orçamento mensal

Ao definir, controlar um orçamento mensal e não abusar do crédito, é possível evitar que se endivide mais do que deve. Sabemos que os cartões de crédito/cheque especial oferecem diversas facilidades, mas é importante que seja calculada a possibilidade de pagamento. O uso de aplicativos de controle de gastos também pode ser muito útil, já que, ao mensurar o orçamento definido para aquele período, você evita de gastar mais do que poderia.

Quite suas dívidas

Quitar as dívidas de acordo com o grau de importância pode ajudar a diminuir o estresse financeiro. Verifique quais são suas contas e dívidas mais críticas e quais as consequências dos atrasos de cada uma. Dessa forma, é possível se organizar e amenizar o efeito na sua rotina financeira.

Trace metas e objetivos

A última dica é muito importante para o seu novo planejamento financeiro: estabeleça metas. Quando objetivos são traçados, fica mais fácil alcançar o tão sonhado controle sobre suas finanças. Escreva quanto cada uma dessas metas irá te custar e compare com seus gastos fixos. Desta forma, você conseguirá economizar por um período de tempo já estabelecido, até chegar ao momento em que alcance seus objetivos!

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de todas as novidades, acompanhe nossas redes sociais. Escolha aquela que você mais gosta e siga o Grupo Adel.