Revisão e manutenção: veja como deixar o seu carro seminovo livre de problemas
5 mai

Revisão e manutenção: veja como deixar o seu carro seminovo livre de problemas

 

 

É sobre este assunto que a Adel Veículos vai falar neste post, para que você possa, de uma vez por todas, tirar todas as suas dúvidas e manter o seu veículo seminovo rodando bem e sem dores de cabeça.

Mas antes, vamos entender por que é essencial realizar fazer a revisão e manutenção no seu carro, independente dele apresentar algum tipo de problema.

O serviço de revisão e manutenção automotiva existe para que as montadoras possam conhecer, de perto, a durabilidade dos materiais que são utilizados durante a fabricação de um veículo.

Além disso, vale lembrar que o carro é um meio de transporte que é constantemente exposto a vários agentes, que vão desde as condições climáticas até qualidade da pista, tanto em área urbana quanto rural. E somado aos fatores externos, existe o desgaste natural das peças que acontece com o tempo de uso.

Assim, o principal motivo é a prevenção!

Estar atento às condições do veículo, verificando o funcionamento do carro e identificando a necessidade de trocar alguns itens são atitudes que ajudam a prevenir de problemas e poupar o bolso.

Por isso, procurar fazer revisão e manutenção automotiva são tarefas essenciais para prolongar a vida útil do carro usado e conferir mais segurança ao motorista e aos passageiros.

E esse cuidado pode começar a partir de uma vistoria diária, verificando como está a calibragem dos pneus até a verificação do nível de óleo do motor. Outro hábito bastante interessante é realizar testes nos faróis, setas, luzes de ré e de freio. Isto, por si só, já evita contratempos.

Entretanto, esse hábito diário não elimina uma visita periódica ao mecânico de sua confiança.

 Quais itens do automóvel são verificados durante a revisão?

·         Ar-condicionado

·         Bateria

·         Cabos elétricos

·         Câmbio

·         Embreagem

·         Freios

·         Filtro de ar

·         Filtro de combustível

·         Fios

·         Iluminação (faróis e lanternas)

·         Motor

·         Pneus

·         Radiador

·         Sistema de arrefecimento

·         Sistema elétrico em geral (arranque, fusíveis, etc.)

·         Suspensão

·         Velas

Em linhas gerais, a revisão do carro seminovo deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, o prazo exato para cada modelo consta no manual do proprietário do veículo. Nesse material, o dono pode encontrar outros detalhes que auxiliam na manutenção e na identificação de outros problemas.

 

Manutenções periódicas que você não deve abrir mão no seu seminovo:

·         Óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

A troca de óleo pode variar de acordo com o modelo do veículo, para isso, é importante consultar o manual do proprietário. Em condições normais, o recomendado é fazer a troca a cada 10.000 km ou 15.000 mil km rodados ou no prazo de um ano. Mas, caso você dirija em locais de trânsito intenso ou em pistas com muitos buracos e falhas, o prazo pode cair para cada 5.000 km ou 7.000 km, ou seis meses

O ideal, ainda, é fazer a troca do filtro de óleo e do filtro de combustível para evitar que as impurezas atinjam o motor, preservando-o por mais tempo. Este tipo de manutenção não é tão cara e contribui muito para o bom funcionamento do motor, evitando falhas e comprometimento no desempenho do veículo.

Pastilha e discos de freio

O proprietário deve checar, constantemente, o funcionamento e os índices de desgaste tanto da pastilha quanto dos discos de freio. Por serem responsáveis pela segurança, é fundamental que estejam dentro do prazo de vida útil.

Fluido de freio

Trocar ou verificar o nível do fluido de freio não é uma prioridade para a maioria dos condutores, entretanto, esse item é o responsável por acionar o sistema de frenagem. Ou seja, caso esteja vencido ou fora dos padrões indicados, pode comprometer a segurança. O ideal é fazer a troca a cada 40.000 km ou a cada dois anos.

 Alinhamento e balanceamento

O alinhamento deve ser feito sempre que o condutor perceber alguma dificuldade do carro em trafegar em linha reta. O sinal mais comum é sentir a direção puxando para algum dos lado ou ver que o volante está torto. Assim, o alinhamento deve ser feito a cada 10.000 km ou quando esses detalhes forem percebidos.

No caso do balanceamento, o mesmo é válido quando o motorista sentir se o veículo estiver trepidando ou o volante estiver oscilando. O balanceamento é importante para evitar que o pneu tenha rotação diferente e desgaste inadequado, reduzindo a sua vida útil.

Atenção quanto à quilometragem!

·   Veículos com mais de 40.000 km

 Quando o veículo seminovo chega aos 40.000km rodados, alguns itens podem ser apenas verificados. Porém, depois que essa taxa é ultrapassada, alguns elementos precisam ser trocados, como as velas, os cabos, a correria de acessórios, o fluido da direção hidráulica, as polias e os tensores. O sistema elétrico e o estado das mangueiras de arrefecimento também precisam de atenção.

 ·   Veículos com mais de 80.000 km

 Quando carro atingiu 80.000km, os cuidados devem ser mais incisivos. É importante checar o nível e a qualidade do óleo, da água no radiador, os faróis e as lanternas.

Oficina Adel: nós também cuidamos do seu carro!

Como já falamos aqui, todo proprietário de veículo seminovo deve criar uma rotina de manutenção tanto da parte elétrica quanto da parte mecânica do automóvel.

A Adel Veículos, além de oferecer os melhores seminovos e soluções financeiras, você encontra uma oficina completa, com profissionais experientes e qualificados para realizar todos os serviços automotivos com qualidade e preço justo.

Em nossa oficina o cliente pode realizar a revisão completa do seu carro, solicitar, por exemplo, a manutenção de embreagem e componentes de freio, fazer a troca de óleo, filtros e lâmpadas, além de muitos outros serviços.