Manutenção preventiva não é custo, é segurança e economia!
17 mai

Manutenção preventiva não é custo, é segurança e economia!

Essa é uma grande verdade. Afinal, custo é ficar parado na estrada, gastar com guincho e perder a viagem com a família – ou, nas piores hipóteses, arcar com os custos de um acidente, os quais, se o proprietário tiver sorte, serão apenas monetários. Garantir a integridade física dos entes queridos que estarão a bordo não tem preço.

A manutenção preventiva tem como objetivo minimizar a chance de falhas e prevenir a quebra de peças, se mostrando bem mais vantajosa e menos custosa, podendo ser programada, e oferecendo uma boa ideia de custos, conforme a quilometragem da revisão. Diferentemente da manutenção corretiva, uma revisão periódica busca se antecipar aos problemas. Além disso, a manutenção periódica pode interferir diretamente no desempenho e do consumo do carro. Quando tudo funciona bem, isso se reflete também nos gastos de combustível.

Mas não há motivo maior para cuidar bem do seu veículo do que a própria segurança. Abaixo você confere a relação de Itens a serem revisados periodicamente e os problemas que podem ser causados pela falta de manutenção:

 

Pneus – Verificar de calibragem está correta, evitando assim aquaplanagem nas rodovias, e aumento de distância nas frenagens e consequentemente uma batida e ou atropelamento. Importante lembrar de sempre conferir a calibragem correta dos pneus pois um pneu murcho além de não oferecer segurança, ainda pode gerar um custo prematuro da troca do mesmo.

Freios – Importante não deixar gastar além do limite, podendo ter que trocar até os discos porque foram comprometidos pela falta da pastilha e o gasto será bem maior, sem contar os riscos de acidentes que na sua maioria são por conta da falta de freios.

Correias – Uma simples e barata correia dentada do motor, pode gerar um alto custo se a mesma arrebentar pelo esquecimento e ou falta de manutenção preventiva, e um custo por exemplo de 200,00 da troca pode passar de 2.000.00 se quebrar e danificar outras coisas no cabeçote (não esquecer também dos tensores das correias)

Arrefecimento – Quem já não passo por um problema de aquecimento do carro, e muitos tiveram gastos maiores, porque acabou passando água pela junta do cabeçote porque aqueceu demasiadamente. Isso com certeza poderia ter sido evitado pela manutenção preventiva de mangueiras, radiadores, bomba d’água, etc. Importante lembrar que use um bom aditivo de radiador (importante não somente completar a água, mas substituir de tempos em tempos e colocar um bom aditivo para ajudar na refrigeração do motor).

Velas e Cabos – Muitas falhas e panes, podem ser evitados também pela troca desses componentes, já vimos caso de fundir as velas por conta do esquecimento da troca delas no cabeçote, e ter que arrancá-lo gerando um custo absurdo e desnecessário se tiverem sido trocadas.

Baterias – Muitos já ficaram pelas estradas, ou simplesmente perderam seus compromissos por conta de uma simples Bateria, ou seja, quando já houver sinais de dificuldade de pegar um veículo, e a bateria já ter mais de 2 anos no veículo, ´é bom checar se ela está em perfeito estado ou até mesmo substituir preventivamente (uma melhor atenção deve ser dada em períodos de inverno).

Palhetas do limpador de Para-Brisa – Creio ser um dos itens mais baratos do veículo e tão importante quanto os Freios, pois em dia de muita chuva, e em especial a noite, palhetas comprometidas podem afetar muito a visão e contribuir para muitos acidentes. 

Ar Condicionado e Filtro do Ar condicionado – É comum as pessoas descuidarem do Ar condicionado, em especial no Inverno onde quase não se usa, porém a Higienização e troca do Filtro Pólen são importantes para evitarem doenças respiratórias comprometendo a saúde dos ocupantes bem como tirando o reflexo no trânsito por conta das doenças respiratórias. Importante também a manutenção do Ar condicionado, checagem do Gás e possíveis vazamentos.

Troca de Óleo e Filtros – Para evitar desgastes prematuras de peças do motor, importante as trocas de óleo serem feitas preventivamente obedecendo a quilometragem especificada ou por certo período de tempo, quando a pessoa não anda nem a km estipulada no ano, pois óleo vencido ou até mesmo errado  podem comprometer o motor. Também deve-se dar a devida atenção aos filtros, pois podem afetar a bomba de combustível.

Combustível – importante ressaltar que muitos problemas são gerados nos veículos por conta de combustível ruim/adulterados. É muito importante não se deixar levar por preços miraculosos de combustível pois podem estar escondendo adulteração, principalmente nas estradas postos de origem duvidosas, que acabam gerando custos de manutenção por uma economia que não vale a pena.

Escapamentos – Quase se não da atenção para este item importante do carro na manutenção preventiva, um pequeno ruído no escapamento, pode ser apenas um furo pela ferrugem de agua contida no combustível que fica parada no escapamento gerando uma corrosão e que pode ser evitada a troca prematura da peça, com uma simples solda no escapamento. A falta de manutenção neste item, além de gerar um custo maior com a troca da peça, ainda pode comprometer o motor por um entupimento do escapamento ou até mesmo do catalizador.

Câmbio Automático – Cada vez mais carros automáticos estão sendo produzidos no Brasil, mas muitos brasileiros não sabem que é preciso fazer a troca de óleo deste tipo de cambio. É importante ficar atento(a) com o prazo de troca de óleo do câmbio recomendada pelo fabricante. Para evitar problemas, consulte sempre o manual do veículos no momento da troca de óleo.

Embreagem – Muita gente tem a mania de descansar o pé na embreagem e com certeza isso fará um desgaste pre-matura desse componente, um carro sem embreagem vai te deixar na mão onde ele parar, por isso é importante uma atenção a este componente do carro, que quando bem cuidado também poderá ter sua vida prolongada e menos custo de reparação, em especial quando se usa além do limite, e compromete até mesmo o volante de embreagem.

Juntas Homocinéticas – Um cuidado especial com este componente, pode evitar gastos maiores, na sua grande maioria existem uma coifa de borracha que protege a graxa de lubrificação da Homocinética, e por estar debaixo do veículo e ser de borracha, o atrito com pedras em baixo, acaba danificando a mesma e vazando a graxa, gerando um desgaste da peça.  

Mangueira de combustível – Outro item tão importante e ao mesmo tempo tão esquecido pelos proprietários dos veículos e talvez também por muitos mecânicos, uma simples mangueira trincada de combustível está suscetível a vazar combustível e o veículo pegar fogo, gerando um transtorno enorme e um prejuízo as vezes incalculável por conta de uma simples mangueira. Importante checar todo o ano, as mangueiras em especial a de combustível e sua troca preventivamente quando estiver desgastadas e ou trincadas.

Ufa! Essas informações contribuíram para chamar sua atenção para a importância da manutenção preventiva e suas causas quando não dada a devida atenção? Agora você já sabe como também evitar acidentes e reduzir os gastos com imprevistos e manutenções inesperadas. Cuide do seu carro, do seu bolso, da sua segurança e de sua família!